Governo Municipal de Orizânia - MG

Voltar

Município

símbolos

Brasão

Lei Municipal nº 029, de 30/10/1997

 

Brasao Municipal

 

O Brasão é um escudo português (ibérico) que lembra a origem da colonização do Brasil. O escuto é cortado por dois traços orizontais e partido por um traço vertical, formando quatro quartéis do chefe até a faixa, e um campo arredondado, no contra chefe.

 

À destra do chefe, em fundo baliu, hastes de arroz (Oryza-sativa), planta da família das gramíneas, em jalde, são as represetações do cultivo primitivo da região, que deu origem ao topônimo identificador do município.

 

À sinistra do chefe, em fundo de argente, o monograma de Cristo I.H.S. (Lesus Hominum Salvator) em goles, é o símbolo da fé e da tradição cristã do povo do município.

 

Na Faixa, à destra, em fundo de goles, uma buzina de caça do tipo boiadeiro, em argente, é a representação da pecuária leiteira, importante atividade econômica do município. À sinistra da faixa, em fundo da sinople, um arado rústico de tração animal em argente, é a representação da agricultura, maior e mais importante fonte geradora da economia do município.

 

No contra chefe, em fundo blau, quatro estrelas de jalde, dispostas horizontalmente, representam as Vilas de "Santo Antônio do Arrozal", "Dornelas", "Indaiá" e "Departamento", tendo abaixo, um duplo mantel de sinople, representando as montanhas, que compõem o relevo da região. O mantel está cortado por uma faixa ondeada de prata, simbolizando o Córrego da Pimenta, principal afluente do Rio Carangola.

 

O Escudo tem como ornamentos externos, em ambos os flancos, hastes de cafeeiro frutificadas, nas suas cores, que são o principal produto agrícola e a base da economia do município.

 

Abaixo do escuto, um listel argente, carregado com a legenda em goles contornada de sable, Orizânia no centro, (topônimo identificador), e nas extremidades os milésimo, 1943 e 1995, das da criação do entrão distrito de Arrozal e de sua autonomia administrativa com sua elevação à categoria de município respectivamente. Tudo, encimado por uma coroa mural, de argente com cinco torres visíveis e quatro ameias, que lhe dá a dignidade da cidade.

 

 

 

Bandeira

Lei Municipal nº 029, de 30/10/1997

 

Bandeira do Município

 

A Bandeira do Município será confeccionada com um campo branco no centro, ladeado por um campo azul junto às tralhas e um campo verde na extremidade oposta, tendo no campo central o Brasão do Município nas suas cores.

 

Significado das Cores:
Ouro (jalde): força, mando, poder.
Prata (argente): pureza, religiosidade.
Verde (sinople): esperança, abundancia.
Azul (blau): lealdade, serenidade
Vermelho (goles): Intrepidez
Preto (sable): Prudência.

 

Medidas oficiais: A altura desejada, dividida por 14 (quatorze) partes ou módulos, e como comprimento, o valor de 01 (um) módulo multiplicado por 20 (vinte). Os campos terão cada um, 1/3 (um terço) da largura ou comprimento total da bandeira.

 

 

 

Educação

Projeto

Projeto "A paz está em nossas mãos"

Administração

MP itinerante em Orizânia - Fotos

MP itinerante em Orizânia - Fotos

Educação

Documentos II Conferência Municipal de Educação

Documentos II Conferência Municipal de Educação

Rua Dorcelino Inácio de Souza, nº. 22 – Centro – CEP: 36.828-000 - Orizânia / MG

Atendimento: (32) 3743-7148

 

©2013 Prefeitura Municipal de Orizânia / MG. Todos os direitos reservados.

^ Subir